Água


O que é a energia hídrica?

* A energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas por sua vez podem ser usadas como accionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador eléctrico, com a finalidade de prover energia eléctrica para uma rede de energia.

Como funciona uma central hidroeléctrica?

* A água armazena energia potencial gravítica;

* Essa energia transforma-se;

* E a água é transportada através de condutas;

* Esta água tem energia cinética;

* Quando a água que possui energia cinética chega as turbinas estas giram e têm energia cinética;

* Por fim obtemos energia eléctrica.

Qual o motivo da renovação da energia hídrica?

* A energia hídrica renova-se por causa do ciclo da água.

Vantagens da utilização de recursos renováveis hídricos:

* Não polui o meio ambiente;

* Baixos custos de produção;

* É uma fonte de energia praticamente inesgotável.

Desvantagens da utilização de recursos renováveis hídricos:

* Exige custos elevados na sua exploração;

* Apenas se pode explorar em regiões onde haja cursos de água;

* A construção de centrais hidroeléctricas geralmente exige a formação de grandes reservatórios de água, o que provoca profundas alterações nos ecossistemas.

Exploração sustentada do recurso:

* Para que a energia seja gerada continuamente ao longo do tempo, tem de haver um grande fluxo de água.


Distribuição da água no planeta:

* Quase toda a água do planeta está nos oceanos;

* Só uma pequena fracção está em terra e a maior parte dela sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície;

* Só cerca de 1% de toda a água terrestre está disponível em rios e lagos para aproveitamento Humano.

Trabalho elaborado por:

Catarina Filipa Costa Freitas nº6 10º C

Pedro Miguel Caldas Miranda nº13 10º C

Sílvia Maria Leal Gonçalves nº18 10º C


__________________________________________

A água é um recurso energético renovável, ou seja, é um recurso que se renova continuamente, sendo por isso inesgotável, onde podemos obter energia sem prejudicar gravemente o planeta de todos nós.

A energia da água pode ser aproveitada recorrendo aos modernos recursos da ciência e tecnologia. Por isso constroem-se barragens hidroeléctricas para produzir energia que depois se transforma em electricidade. A esta energia damos o nome de Energia Hidráulica.

A energia hídrica é a energia proveniente do movimento das águas doces. Quando chove nas colinas e montanhas a água concentra-se em rios, ribeiras e correntes que se deslocam para o mar. A energia é produzida por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente nos rios, utilizando desníveis naturais, como quedas de água, ou artificiais como as barragens.

Mas, normalmente, os cursos de água podem ser utilizados de duas maneiras. A água pode ser forçada a acumular-se numa barragem e posteriormente, ao abrirem-se as comportas desta a água passa pelas turbinas e esta energia mecânica é transformada em energia eléctrica. Ou o curso de água pode também ser obrigado, através de diques a passar pelas turbinas, fazendo com que as lâminas girem e haja produção de energia eléctrica.

Em ambos os casos, esta energia eléctrica produzida passa através de condutores até ao transformador, onde depois se dá a transformação de energia que pode ser levada até aos consumidores, já em perfeito estado de utilização.

A utilização da energia hidráulica tem vantagens e desvantagens como todos os outros tipos de energia.

As vantagens existentes neste tipo de energias são:

Há produção de energia eléctrica sem necessidade de poluição.

Possível regulação do fluxo de inundações de um rio.

Baixíssimo custo de produção.

Dá-se retenção de água a nível regional que pode ser utilizada, se potável, para fins variados (rega, turismo, por exemplo).

A energia é produzida a partir de uma fonte contínua, neste caso, o movimento da água.

Mas a utilização deste tipo de energia também tem desvantagens que são os seguintes:

A construção de centrais hidroeléctricas geralmente exige a formação de grandes reservatórios de água, o que provoca profundas alterações nos ecossistemas.

Dependendo do tipo de relevo e da região onde se encontra o empreendimento, as hidroeléctricas podem também ocasionar o alargamento de terras e o descolamento de populações ribeirinhas.

Custo elevado de montagem e infra-estruturas.

Existem diversas formas de utilizar a energia de forma racional, podendo poupar dinheiro e os recursos que são necessários para a realização desta.

Então, devemos cumprir os seguintes parâmetros:

Não deixe os electrodomésticos ligados sem necessidade e utilizar os de classe A.

Construir casas que possam ser mas eficazes a nível energético.

Utilizar lâmpadas de baixo consumo ou de alto rendimento.

Construção de veículos que consumam cada vez menos combustível.

Reduzir o consumo de electricidade, como por exemplo, evitar acender lâmpadas durante o dia, de modo a utilizar melhor a iluminação natural.

_______________________________________Água - 10º A


*
A água é uma fonte de energia renovável, visto que a sua renovação é mais rápida do que o seu consumo para fins energéticos.

* A água encontra-se na natureza em três estados físicos: sólido (gelo), liquido (água), e gasoso (vapor).

* A água manifesta-se através de nascentes, lençóis de água, rios, mar, etc.

* A energia da água pode ser aproveitada recorrendo aos modernos recursos da ciência e tecnologia.

* Através das barragens hidroeléctricas podemos produzir energia hidráulica.

* A água faz girar umas turbinas hidroeléctricas existentes na barragem, produzindo assim energia eléctrica.

* O recurso renovável (água) pode ter vantagens e desvantagens. Uma vantagem é a produção de energia não causando poluição e uma desvantagem é destruição da biodiversidade através da construção de barragens para a produção da energia hidráulica.

* O uso racional da energia hidráulica passa por criar novas tecnologias que visam a sustentabilidade ecológica.

* A energia hidroeléctrica é encontrada em forma de energia cinética, sob diferenças de temperatura ou gradientes de salinidade e que pode ser aproveitada e utilizada.

______________________________________Água - 10º E

Associado a uma energia neste caso renovável vem sempre por arrasto uma fonte e manifestação de energia. Neste caso a fonte de energia é a água e a manifestação a energia hídrica e hidráulica. A água é uma fonte primária já que vem da Natureza, não é poluente pois não prejudica o ambiente e acima de tudo é renovável o que significa que é praticamente inesgotável pois forma-se a uma maior velocidade superior àquela que o Homem consome o que é uma mais-valia importantíssima.

Quanto à manifestação de energia ela ocorre da seguinte maneira: a energia hídrica é obtida através da transformação da energia potencial da massa de água em energia cinética, que por sua vez transforma-se em energia eléctrica.

Uma central hidroeléctrica tem um modo extremamente simples de produzir energia eléctrica. A central forma um reservatório enorme de água em que a água que se encontra nesse reservatório passa por uma conduta com uma pressão extremamente elevada de modo a que essa água faça girar uma turbina que ao estar ligado a um gerador produz energia. Esse gerador está ligado a um transformador que ao transformar a energia recebida do gerador a transforma em energia eléctrica. De seguida é transferida através de cabos de transmissão até uma central eléctrica próxima.

A energia eléctrica produzida através da água tem como qualquer outra as suas vantagens e desvantagens. Este tipo de energia (energia hídrica) tem como grandes vantagens ser uma energia “limpa”, ou seja, a energia é produzida através de uma fonte de energia renovável e a sua formação não tem qualquer impacto no meio ambiente. Mas ao invés a construção de centrais hidroeléctricas pode provocar alterações no ecossistema e ter graves consequências na população como aconteceu com a submersão de várias aldeias aquando da construção de barragens como a do Alqueva(Fig.1) e tem outro grande inconveniente, a sua exploração tem elevados custos o que em tempos de crise abranda o interesse neste tipo de produção de energia alternativo.



Falamos de maneiras de produzir energia mas alto muito importante é saber utilizar essa energia que nos é fornecida, gastar o menos possível e aproveitar quando ela é utilizada. Por exemplo uma maneira é ver televisão toda a família num só aparelho em vez de estarem 3 ou 4 aparelhos ligados. Outra maneira é a utilização de lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes já que produzem bastante mais energia luminosa e poupam cerca 80% de energia eléctrica. Outro exemplo de poupança é desligar todos os aparelhos quando eles não estiverem a ser utilizados. O retirar do carregador do telemóvel é outro exemplo de poupança de energia. Atitude que tanto o ambiente como a carteira agradece.


Trabalho realizado por: Marco Mendes, nº 15; Pedro Martins, nº 16; Rafael Marques, nº 20; Rui Machado, nº 21 - 10º E

____________________________________________





A água como fonte de energia

Fonte de energia: É o sistema que fornece energia como o sol, o vento, os combustíveis fósseis e minerais radioactivos.

Utilização Racional de Energia
Engloba um conjunto de acções, com o objectivo de melhorar a utilização de energia sem prejuízo dos níveis de conforto.

Hoje em dia, a população está cada vez mais dependente da energia eléctrica. Apresenta-se a seguir algumas medidas para proteger de certa forma a sua utilização:
Promover o desenvolvimento da produção de energia recorrendo a recursos limpos e renováveis; Incentivar uma utilização cada vez mais racional da energia; Minimizar os impactes ambientais decorrentes da produção e consumo de energia; Reduzir a intensidade energética;

Funcionamentos das centrais hidroeléctricas
O aproveitamento da energia da água é efectuado com centrais hidroeléctricas.
A água que se encontra no reservatório entra na conduta e atravessa uma turbina. A energia cinética da água faz rodar as pás da turbina, transmitindo assim para a turbina energia cinética. A turbina transmite a energia cinética para o gerador. Este transforma a energia cinética em energia eléctrica, que é encaminhada para cabos de alta tensão. A energia poderá encaminhar-se para os diversos fins como para uso doméstico, para indústrias, etc.


Vantagens da utilização da água como fonte de energia:
Gera-se energia a partir de uma fonte limpa, renovável e sem emissões de dióxido de carbono para a atmosfera; Criam-se milhares de empregos durante a construção de barragens, de forma directa e indirecta, e mesmo após a conclusão da obra, ajudando a fixar populações em zonas remotas do interior; As barragens ajudam à regularização de caudais e protecção contra cheias e servem de reservatório para rega e também para abastecimento de água às populações; As centrais hidroeléctricas são as únicas, em todo o sistema electroprodutor, que podem responder de forma satisfatória e rápida (em 90 segundos) às solicitações de energia em horas de pico de procura; As barragens potenciam a criação de pólos turísticos e espaços aprazíveis nas suas margens.

Desvantagens da construção de barragens:
Destruição através de submersão de numerosos ecossistemas naturais e terrenos agrícolas ou até mesmo o profundo impacto na paisagem; Riscos geotécnicos, sísmicos, impactos biológicos, climáticos, agrícolas, socioculturais, económicos, nos territórios e nas populações adjacentes; Diminui a biodiversidade, destruindo o património cultural e suscitando problemas sociais; Perturbação da dinâmica fluvial, interferindo no ciclo natural dos processos erosivos e sedimentares, causando impactos locais mas também regionais que alcançam o mar.

Bibliografia:
http://simbiosedepazverdadenaterra.blogs.sapo.pt/2322.html
http://portalppc.com/recursos/PDI/imagens/Barragens/Barr_Comp.png
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel
http://reciclapah.weebly.com/energia-hiacutedrica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclusa
http://www.cmoeiras.pt/amunicipal/OeirasRespira/PlanosProgramas/Energia/Paginas/UtilizacaoRacionaldeEnergia.aspx
http://appi.no.sapo.pt/Passatempos/Passatempos.htm
http://cientificamentefalando-margarida.blogspot.com/2010/03/manifestacoes-de-energia.html
Rodrigues, M. Margarida e outros, Física na nossa vida, Porto Editora, 1º Edição, 2º Reimpressão, 2008

Trabalho realizado por: Ana Machado, nº2; Ana Freitas, nº4; Diana Pinto, nº11; Elisabete, nº12 - 10ºD