Carvão


O carvão é um combustível fóssil natural tal como o petróleo e o gás natural, ambos são utilizados em centrais termoeléctricas, extraído do subsolo por processos de mineração. É um mineral de cor preto, prontamente combustível, é composto por átomos de carbono e magnésio. Dos diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvão mineral o mais abundante.

Fonte e manifestação de energia

A fonte de energia são os fosseis se for carvão fossilífero ou os minerais se for carvão mineral, que originam o carvão, que se manifesta sobre a forma de energia calorífica.

Vantagens

· Grandes quantidades de electricidade são formadas onde existe carvão

· Custo relativamente baixo por causa de grandes reservas O carvão é o recurso mineral mais abundante

· Simples acessibilidade

Desvantagens

· Recurso não renovável

Grande poluente da atmosfera liberta CO2, óxidos de enxofre de azoto, além de poluentes radioactivos e de cinzas.

· Agrava o aquecimento global

· Contribui para as chuvas ácidas


Modo como se processa o aproveitamento energético

Combustão directa - transformação de energia química dos combustíveis em calor, por meio das reacções dos elementos constituintes. ( fogões, fornos, caldeiras)

Gaseificação – conversão do carvão sólido em gasoso por meio de reacções termoquímicas (o gás resultante é uma mistura de monóxido de carbono, hidrogénio, metano, dióxido de carbono)

Pirólise – a pirólise ou carbonização é o mais simples e mais antigo processo de conversão do combustível (lenha) em outro de melhor qualidade e conteúdo energético (carvão)

Uso racional de energia

O carvão como sendo um combustível fóssil e desde então um recurso natural não renovável, ou seja a natureza não o consegue repor à medida que o ser humano o gasta. O carvão fossilífero demora milhares de anos a ser formado, o ser humano ao explora-lo excessivamente vai fazer com que ele se gaste muito rapidamente, logo podemos estar a por em risco as gerações vindouras. Sendo o carvão o combustível fóssil mais poluente deve também ser usado com mais cuidado, pois vai aumentar a poluição atmosférica e consequentemente o aquecimento global que vai provocar o degelo, que vai alterar o equilíbrio do nosso planeta.

A energia deve ser utilizada consoante as nossas necessidades e não devemos consumi-la em exagero, pois poderemos estar a por em risco a nossa saúde e a nossa sobrevivência.



Trabalho realizado por: Ana Ferreira, nº3; Ana Correia, nº4; Elisabete Martins, nº9 - 10º E

___________________________________________

Carvão - 10º C


__________________________________________

__________________________________________


Neste trabalho foi-nos proposto que aprofunda-se-mos os nossos conhecimentos sobre um combustível fóssil muito conhecido existente em abundância no planeta Terra: O Carvão.

Este é um combustível fóssil não renovável composto essencialmente por átomos de carbono e magnésio. Forma-se a partir de restos de animais e vegetais que viveram em eras geológicas anteriores e a sua manifestação energética é manifestada sob a forma de calor – energia calorífica.

Actualmente o carvão é utilizado para produzir energia eléctrica, como matéria-prima para fabricar aço e também com combustível em aquecedores, lareiras e fogões de lenha.

Sendo o Carvão um recurso não renovável ou seja: os recursos são consumidos mais rapidamente do que natureza pode produzi-los, tem vantagens e desvantagens, tais como:

Vantagens

Desvantagens

Abundante

Trata-se de um recurso não renovável

Barato

Provoca grandes impactes ambientais

Fácil de transportar

Contribuição de forma directa para o agravamento do buraco da camada do ozono

Extracção por métodos primitivos

É necessário utilizar os recursos energéticos provenientes do “Planeta Azul” de uma forma racional, contribuindo assim, para um desenvolvimento sustentável do meio ambiente.

São varias as medidas que podemos tomar para assim, podermos utilizar o carvão de modo racional e de modo a conserva-lo para gerações futuras. São elas:

· Reflorestar

· Recorrer a fontes de energias renováveis

· Cogeração

- Aproveitamento de subprodutosd

Trabalho realizado por: Luís Moreira; Rui Pinto; Teresa Ferreira 10º A

____________________________________________

Carvão - 10º D


A energia não tem uma definição consensual. No entanto, pode ser considerada tudo o que produz acção e, por isso, tem várias formas (energia potencial química, eléctrica, hidráulica, solar, etc.).

As fontes de energia renováveis são as que não se esgotam à escala da vida humana, como por exemplo, o sol, o vento, as marés, as ondas, as fumarolas, a biomassa, o biogás, etc.

As fontes de energia provenientes dos combustíveis fósseis e nucleares (carvão, petróleo, gás natural e urânio) designam-se por não – renováveis. A sua utilização a ritmo crescente pode originar o seu desaparecimento como recurso energético.


O CARVÃO é uma das fontes de energia não renováveis sendo a sua manifestação a Energia potencial química.

Este é uma substância rochosa, de cor preta. É constituído por carbono, hidrogénio, oxigénio, azoto e várias substâncias de enxofre.

É usado como combustível para aquecedores, churrasqueiras, lareiras, fogões a lenha, etc.

No entanto, o carvão por si só não tem a capacidade de produzir energia eléctrica, por isso é utilizado em centrais Termoeléctricas, que o utilizam como principal combustível.




VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO CARVÃO

ü Contém muita energia.

ü Vastas reservas.

ü Elevado poder calorífico.

ü Domínio da tecnologia para o seu aproveitamento.

ü Facilidade de transporte e distribuição.

DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO CARVÃO

ü Graves alterações ao nível dos solos, atmosfera e dos recursos hídricos.

ü Elevado uso dos solos.

ü Possibilidade de graves consequências ao nível da saúde humana.

ü Poluição da atmosfera.

ü Contribui para as chuvas ácidas.

Perante o contínuo avanço tecnológico e científico, a sociedade está consciente da necessidade de utilizar os recursos energéticos de uma forma racional, sem causar impactos ambientais que ponham em risco o futuro da Humanidade.

As fontes de energia desempenham um papel fundamental no desenvolvimento económico de um país. Portugal está praticamente dependente da importação de petróleo e de outros combustíveis fósseis.

O uso racional dos recursos energéticos é uma medida que beneficia o nosso país. Contribui para a conservação do meio ambiente. É importante investir, cada vez mais, em fontes de energia alternativas menos poluentes, como as energias renováveis.

Trabalho realizado por: Ana Pinto, Bárbara Fernandes, Célia Monteiro e Filipe Coelho - 10ºD