Petróleo e gás natural




__________________________________________

Petróleo e Gás Natural

Quando as plantas, dinossauros e outras criaturas morreram, a terra decompôs os seus corpos enterrados, camada por camada, debaixo da terra. São necessários dois milhões de anos para que estas camadas de matéria orgânica se transformem num líquido negro: o petróleo, ou ainda no gás natural.

O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até ao preto. É uma combinação complexa de hidrocarbonetos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogénio, oxigénio, compostos de enxofre e iões metálicos, principalmente de níquel e vanádio.

Existem muitos produtos que derivam do petróleo, como por exemplo, os fertilizantes para as quintas, as roupas, a pasta de dentes, as garrafas e canetas de plástico. Quase todos os plásticos têm origem no petróleo.

Nas refinarias o petróleo bruto é separado em vários produtos pelo aquecimento deste espesso combustível. Estes produtos são: a gasolina, o gasóleo, o combustível dos aviões, os óleos, etc.

O petróleo é armazenado em grandes tanques antes de ser distribuído pelo mundo.


Ilustração 1 - Refinaria de Petróleo

Ilustração 2 - Separação do Petróleo em vários produtos

O petróleo constitui actualmente a principal fonte de energia do mundo. Essa energia está contida sob forma química na quase totalidade dos seus constituintes.

Nem sempre o petróleo é usado como fonte directa da energia que se pretende obter. Às vezes, por exemplo no caso da sua utilização numa central eléctrica, ele é transformado noutra forma de energia, neste caso em electricidade. A transformação de uma forma de energia, primária, em outra, secundária, dá origem a mais um abaixamento do seu rendimento global já que há sempre perdas em cada transformação.

As vantagens do petróleo traduzem-se numa fácil obtenção e na possibilidade de o transformar noutros combustíveis. Quanto ao gás natural, tem custos mais baixos do que a gasolina e é bastante abundante no continente americano.

No entanto, o petróleo Tem uma lenta renovação, levando ao esgotamento a médio prazo, é muito poluente, pois liberta dióxido de carbono aquando da sua transformação noutros produtos, também podem ocorrer acidentes aquando do seu transporte e como o mundo é extremamente dependente deste recurso vai-se esgotar rapidamente.

O gás natural é de muito difícil transporte, que se faz através de gasodutos, também é bastante poluente, pois a sua queima produz dióxido de carbono, o que leva ao aumento do efeito de estufa, existem poucos locais de abastecimento e o seu processo de carga é muito lento e é difícil de ser liquidado.

O mais provável é que os recursos existentes de petróleo não consigam dar resposta a um crescimento da procura.

As fontes renováveis de energia vão também contribuir com uma importante ajuda na melhor utilização possível dos recursos petrolíferos.

A UE estabeleceu como objectivo conseguir, em 2020, obter 20% da energia produzida a partir de fontes renováveis, o que significa que os governos vão ter de encontrar formas de implementar a utilização de tecnologias como o vento, as ondas e a energia solar.

Ilustração 3 - Países importadores de petróleo

Ilustração 4 - Países exportadores de petróleo

Trabalho realizado por:

Bianca Magalhães, nº 5

Madalena Monteiro, nº 18

Sara Rocha, nº 24

Turma 10ºB

Física e Química

__________________________________________

Petróleo e gás natural

Neste trabalho abordamos as fontes de energia não renováveis o petróleo e gás natural.

Abordamos as diversas formas de manifestação de energia que podem ser mecânica, eléctrica, nuclear, térmica, radiante e química. Apresentamos também formas de melhor aproveitamento energético como por exemplo substituirmos as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras, evitarmos abrir o frigorífico desnecessariamente,e, utilizar o calor proveniente do sol para aquecer a casa através das janelas.

Falamos também sobre as vantagens e desvantagens do petróleo e do gás natural.Algumas vantagens do petróleo são:

· A facilidade de transporte e distribuição;

· O seu baixo custo relativamente a outros recursos energeticos.

As desvantagens são:

· Como a renovação deste recursos é muito lenta, o seu consumo irracional levará ao seu esgotamento;

· É muito poluente.

As vantagens no gás natural são:

· Tem um baixo impacto ambiental;

· Pode ser utilizado como fornecimento de calor.

As desvantagens são:

· Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão;

· Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigénio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico.

Assim, achamos que a energia deve ser utilizada de modo racional pois como são recursos não renováveis esgotam-se rapidamente e são poluentes para o meio ambiente ,mas também porque têm muitas utilidades como a gasolina, o gasóleo, o combustível dos aviões.




_______________________________________Petróleo e gás natural - 10º D


O petróleo e o gás natural são combustíveis fosseis, sendo portanto recursos não renováveis. São também fontes de energia nas centrais termoeléctricas.

Petróleo:

É uma mistura de compostos orgânicos, cujos principais são os hidrocarbonetos e os restantes contém elementos químicos como o nitrogénio, o enxofre, o oxigénio e alguns metais.

É a principal fonte de energia da economia mundial, apesar de ser um recurso não renovável.

O Petróleo é o resultado da compressão e aquecimento da matéria orgânica depositada junto dos sedimentos.

Conforme as diferentes características dos componentes do petróleo, estes sofrem uma separação, sendo depois utilizados de distintas maneiras.

O petróleo depois de separado, através do processo de destilação, pode ser dividido em:

C Gases – metano e o gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha);

C Produtos leves – gasolina e querosene;

C Produtos intermediados – óleo diesel;

C Produtos pesados – óleos lubrificantes, parafina e vaselina.

Vantagens do Petróleo:

- É mais fácil de se obter e não carece de tanta mão-de-obra, como outras fontes de energia;

- É a matéria-prima de mais de 350 produtos;

- É mais fácil de transportar e armazenar.

Desvantagens do Petróleo:

- Desigual distribuição de fontes produtoras;

- Produção de muita poluição atmosférica;

- As estimativas apontam para uma exaustão das jazidas.

Gás Natural:

É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrados no subsolo. Tendo como principal constituinte o metano, podem ser encontrados também alguns gases como nitrogénio, etano, dióxido de carbono, e/ou restos de butano e propano.

Vantagens do Gás Natural:

-baixo impacto ambiental;

-facilidade de transporte e de manuseamento;

-condutor de atracção de investimentos;

-segurança.

Desvantagens do Gás Natural:

-Finito;
-Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão;
-Tende a acumular-se nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados;

- Em caso de incêndio em locais com insuficiência de oxigénio, poderá ser originado monóxido de carbono, altamente tóxico.

Realizado por: Elvira Martins, nº13; Patrícia Machado, nº17; Paula Marinho, nº18 - 10ºD